Nós da FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – FECOMERCIO SP desejamos manter uma relação de confiança e de transparência com
todos os usuários dos nossos serviços e com todas as pessoas que, de alguma forma, se
relacionam conosco.
Em razão disso, elaboramos este Aviso de Privacidade (referenciado adiante apenas como “Aviso”)
para ajudar você a entender quais informações suas são por nós coletadas, por qual motivo as
coletamos, se as compartilhamos e, no caso de assim procedermos, com quem as compartilhamos.
Além disso, elencamos os seus direitos relativos a essas informações e as orientações sobre como
os exercer na FECOMERCIO SP.
Para nós, é prioridade zelar pela sua privacidade e pela segurança dos seus dados pessoais.
Qualquer informação que você nos forneça será tratada de acordo com a legislação aplicável e
nos limites aqui estabelecidos.
Caso você queira ter dúvidas esclarecidas relacionadas à proteção dos seus dados pessoais,
indicamos um canal apropriado no final deste Aviso. Por favor, não hesite em nos contatar.
A sua navegação fora das páginas da FECOMERCIO SP não estará sujeita a este Aviso.
A fim de proporcionar mais clareza para você quanto ao conteúdo deste Aviso, informamos que as
palavras e as expressões elencadas no quadro a seguir foram utilizadas, no singular ou no plural,
com os seguintes significados:
Termo/Expressão | Significado |
---|---|
Dado pessoal | Qualquer informação relativa a uma pessoa física identificada ou identificável (é assim considerada uma pessoa física que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por meio de referência a um identificador, como nome, número de identificação, identificadores por via eletrônica ou um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa). |
Dado pessoal sensível | Qualquer dado pessoal que: diga respeito à origem racial ou étnica, à convicção religiosa, à opinião política, à filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político; seja referente à saúde ou à vida sexual; ou se caracterize como dado genético ou biométrico. |
Encarregado | Termo que designa o(a) Encarregado(a) pelo Tratamento de Dados Pessoais da FECOMERCIO SP, isto é, a pessoa indicada para atuar na comunicação com você e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD. |
FECOMERCIO SP | FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO, Entidade Sindical de grau superior, com sede na Avenida Rebouças, 3.377, Pinheiros, CEP 05401-400, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ sob o nº 62.658.182/0001-40. |
Terceiro | Refere-se, mas não se limita, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica com a qual a FECOMERCIO SP se relacione ou venha a se relacionar (prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro e terceiro contratado ou subcontratado). |
Titular | Pessoa física a quem se referem os dados pessoais. |
Tratamento | Qualquer operação com dados pessoais, como: coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração. |
Com o propósito de respeitar a sua privacidade, entendemos que todo e qualquer tratamento de
dados pessoais deve ser limitado ao mínimo necessário, pertinente, proporcional e não excessivo,
para viabilizar a finalidade pretendida. Por isso, os dados pessoais que coletamos a seu respeito
variarão conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, direta ou indiretamente, isto
é, de cliente/usuário, de fornecedor, de prestador de serviço, de visitante, de parceiro, entre outras.
Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais dados pessoais tratados pela FECOMERCIO SP:
As informações que tratamos a seu respeito podem ter sido fornecidas à FECOMERCIO SP
diretamente por você ou por terceiros ou podem ter sido coletadas de forma automática na nossa
plataforma e/ou em outros canais.
Desde o início da sua interação conosco, você pode, voluntariamente, disponibilizar-nos informações a seu respeito ao contatar-nos, por exemplo, por meio de redes sociais, como LinkedIn, YouTube, Facebook, X, Instagram e Telegram; ao cadastrar-se no nosso portal (www.fecomercio.com.br) para receber os nossos conteúdos, os nossos informativos ou as nossas atualizações em tempo real ou para contatar-nos pelos nossos canais de atendimento (Fale Conosco e Trabalhe Conosco); ao juntar-se a nós para participar dos nossos órgãos de trabalho; ao inscrever-se para receber as nossas newsletters e revistas, convenções coletivas de trabalho e/ou conteúdos específicos, por meio do nosso portal; ao associar-se ao Fecomercio Lab (lab.fecomercio.com.br); ao inscrever-se para participar das nossas reuniões e dos nossos eventos, webinários e cursos ou ao acessar os nossos espaços físicos.
Em casos específicos, nós também podemos receber alguns dos seus dados pessoais por meio de terceiros. Isso ocorre, por exemplo, em situações nas quais as informações são disponibilizadas por contratantes ou por parceiros da FECOMERCIO SP, como prestadores de serviços e fornecedores, que nos auxiliam na oferta de soluções e de serviços cada vez melhores para você, ou, ainda, em decorrência de serviços creditícios, provenientes, por exemplo, do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC ou da Serasa Experian.
Em algumas situações, também podemos coletar automaticamente dados pessoais dos dispositivos que você utiliza para acessar os nossos sites. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, a conhecer melhor o nosso público. Isso é importante para que constantemente possamos aperfeiçoar e adequar a nossa página eletrônica. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou de tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico específico a ser tratado neste Aviso, e nem sempre será possível identificar os usuários por meio deles.
Há também a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponíveis publicamente, o que inclui mídias sociais (como Instagram e Facebook) e bases de dados de órgãos públicos (Junta Comercial, prefeituras e Receita Federal, por exemplo), mas não se limitando a elas.
Os dados pessoais que a FECOMERCIO SP coleta sobre você são utilizados para atingir os
seguintes propósitos:
Tratamos os seus dados pessoais norteados pela finalidade para a qual você os forneceu ou por
outras compatíveis com ela e informadas a você no momento da coleta desses dados. Por exemplo, quando você cadastra o seu currículo (em https://www.fecomercio.com.br/institucional/fale-conosco) para participar de processos de seleção de novos colaboradores para esta Federação; quando você nos contata por meio dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco (https://www.fecomercio.com.br/institucional/fale-conosco); e quando você se inscreve para
participar dos nossos eventos ou para receber os nossos conteúdos por e-mail.
As informações por nós coletadas são utilizadas basicamente para comunicarmo-nos com você,
melhorarmos a qualidade do atendimento que lhe prestamos, desenvolvermos produtos e serviços
específicos, atualizarmos conteúdos técnicos, ajustarmos anúncios, promovermos ofertas e
enviarmos e-mails e conteúdos do seu interesse, se você optar por os receber.
Os seus dados pessoais poderão, dependendo da sua relação conosco, ser utilizados também
para o atendimento das nossas obrigações previstas em lei ou em normas de órgãos
governamentais, de autoridades fiscais, do Poder Judiciário e/ou de outra autoridade competente.
Esse tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completos, seus documentos pessoais,
suas informações bancárias e, em alguns casos, seus dados sensíveis. Por vezes, o tratamento
de dados será estendido além do período do seu relacionamento conosco, se o caso assim
demandar.
Mesmo após o término da sua relação conosco, nós ainda poderemos tratar alguns dos seus dados
pessoais para exercer os nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos
judiciais, administrativos ou arbitrais, se o caso assim exigir.
Para viabilizar e melhorar as nossas atividades essenciais, como as relativas a comunicação e
marketing, podemos usar os seus dados pessoais para auxiliar no desenvolvimento das nossas
soluções e para melhorar o nosso relacionamento com clientes e com parceiros em nosso legítimo
interesse, mas sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo dos seus
interesses, dos seus direitos ou das suas liberdades fundamentais
Utilizamos os seus dados pessoais para a realização do seu cadastro na condição de contratante
dos nossos serviços e produtos e para que possamos executar esse contrato, cumprindo o que foi
contratado. Também podemos receber os seus dados de parceiros com quem mantemos alguma
relação contratual, com os objetivos de criar e/ou melhorar produtos e serviços destinados aos
usuários e/ou aos associados da FECOMERCIO SP.
Podemos tratar os seus dados pessoais para zelar pela sua segurança (e de terceiros), para
realizar controle de acessos físico e remoto e para evitar fraudes referentes à identificação e
invasões, em especial durante o seu acesso aos nossos sites e aos nossos sistemas internos ou
quando você adentrar fisicamente quaisquer das dependências da FECOMERCIO SP (nesse caso,
podemos coletar os seus dados de identificação, tais como nome, RG e CPF, as suas imagens
fotográficas ou de câmeras de segurança e seus dados biométricos, que serão mantidos nos
nossos arquivos por tempo determinado).
Por fim, podemos utilizar os seus dados pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e,
assim, promover de forma mais adequada e direcionada conteúdos atualizados de campanhas de
marketing da FECOMERCIO SP, por meio, inclusive, de mídias pagas (Facebook, Instagram e
Google Ads, por exemplo), e para enviar comunicações desta Federação a você. Nessa hipótese,
a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível no final de cada
comunicação que lhe encaminharmos, sendo facultada a possibilidade de escolha com relação ao
recebimento de informações.
Cookies são arquivos de texto que podem ser armazenados nos dispositivos eletrônicos quando
você visita algum site. Utilizamos essa ferramenta para diferentes finalidades, como gerar
estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência com nossas interfaces e nossos domínios e
garantir a operacionalização e a segmentação da oferta de produtos e de serviços nos nossos sites
e no nosso portal.
Abaixo, listamos as finalidades agregadas em grupos:
Tipos de cookies | O que eles fazem? |
---|---|
Necessários | Essenciais para viabilizar o adequado funcionamento dos nossos sites e para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades neles disponíveis. |
De desempenho | Ajudam-nos a entender como o visitante interage com os nossos sites, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de permanência neles e problemas ocorridos. |
Funcionais | Permitem que as suas escolhas sejam lembradas, como, por exemplo, o idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada. |
De marketing | Utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e específico com relação àquilo que interessa para você. Podem ainda ser utilizados para apresentar publicidade com mais direcionamento ou para limitar o número de vezes que ela é veiculada. Permitem também a medição da eficácia de uma campanha lançada. |
Cookies podem coletar todo tipo de informação, incluindo endereço IP, localização geográfica,
fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita, quantidade de vezes que o usuário
acessou determinada matéria e páginas visitadas. As diferentes finalidades para as quais essas
informações são usadas é que definirão o tipo de cada cookie.
Destacamos que os cookies categorizados como “Necessários” são essenciais para o normal
funcionamento dos nossos sites, sendo que a oposição à utilização dessa ferramenta poderá
implicar na incompletude da experiência que você teria ou na suspensão do acesso às páginas.
Para eliminar facilmente cookies de seu navegador, acesse o cache e limpe-o.
Com relação aos demais tipos de cookies utilizados no nosso portal, você poderá optar por
desativá-los, se desejar.
É possível que realizemos o uso compartilhado dos seus dados pessoais, restringindo-o ao mínimo
adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente
informadas a você. Via de regra, não coletamos dados sensíveis, mas, se tal ação for necessária,
você será claramente informado(a) sobre ela.
Podemos, por exemplo, compartilhar os seus dados pessoais com empresas e com prestadores
de serviços para possibilitar que nossos canais de comunicação e de marketing atinjam os fins que
norteiam nossas ações, para promover melhorias na abordagem relativa aos nossos produtos e
até mesmo para viabilizar a promoção de algum dos nossos produtos e serviços a você.
Quando realizamos o compartilhamento dos seus dados pessoais com parceiros, utilizamos meios
técnicos e administrativos para assegurar a segurança dessa atividade e para garantir que o
terceiro que os receba os trate com o nível de proteção adequada.
Temos políticas, procedimentos e protocolos internos que determinam como os dados pessoais
devem ser por nós tratados. Essas normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e
lícito dos dados pessoais que detemos, incluindo os seus.
Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza
técnica que garantem ainda mais segurança aos seus dados pessoais, como:
Informamos também que mantemos os seus dados pessoais armazenados somente pelo tempo
necessário relacionado à(s) finalidade(s) para a(s) qual(is) os coletamos, inclusive no que diz
respeito ao cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou
de requisição de autoridades competentes.
Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a FECOMERCIO SP, são assegurados todos os direitos legais relativos aos seus dados pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
Para exercer quaisquer dos seus direitos, você deve enviar um e-mail para a nossa Encarregada
pelo Tratamento de Dados Pessoais, Juliana Motta, por meio do endereço eletrônico
privacidade@fecomercio.com.br. Todos os pedidos serão processados conforme o prazo
estipulado em lei ou em regulação da ANPD.
Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nesses casos, apresentaremos as justificativas.
Requisições que envolvam dados pessoais e/ou documentos de outros titulares não serão
atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício
do direito de outro titular por você.
Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento para garantir o nosso
compromisso de transparência com você. Por favor, verifique o portal www.fecomercio.com.br
periodicamente para saber se foram realizadas mudanças neste documento.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre este Aviso ou sobre o tratamento de seus dados pessoais
pela FECOMERCIO SP, contate a nossa Encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais,
Juliana Motta, pelo e-mail privacidade@fecomercio.com.br.
Data | Versão | Descrição |
---|---|---|
30/7/2021 | 1 | Aviso de Privacidade Externo. |
18/10/2024 | 2 | Atualização do endereço do edifício-sede da FECOMERCIO SP. Inclusão de identificadores relacionados a biometria (facial e de impressão digital) no grupo de dados pessoais tratados pela Entidade.Ajustes na redação do documento visando proporcionar mais clareza às disposições deles. |
Ao se cadastrar, você desbloqueia um mundo de informações valiosas e soluções feitas sob medida para suas necessidades. Não deixe passar essa oportunidade, cadastre-se agora!
Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo para conferir este conteúdo e aproveitar diversos benefícios.
Você tem acesso a alguns conteúdos da nossa plataforma de forma gratuita, mas pode aproveitar se tornando um membro associado.
Conte com a expertise da FecomercioSP, além de acesso ilimitado a conteúdos de orientação, descontos exclusivos em produtos e serviços, consultoria personalizada e muito mais.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Acesso limitado aos conteúdos do Fecomercio Lab.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Antes de mais nada, queremos saber como podemos chamá-lo(a) e qual o seu e-mail para contato.
Agora, só precisamos do seu CNPJ, que escolha a sua senha e já podemos começar!
Você já pode aproveitar todas as vantagens do Fecomercio LAB.
Identificamos que já existe uma associação para este CNPJ. O e-mail cadastrado para este CNPJ é a*******@tes***.com.
Ocorreu um erro ao tentar realizar o seu cadastro..