Tempo de ajustes é crucial para possível criação de moeda comum aos países do Mercosul

“Economix” também analisa os últimos dados dos Estados Unidos e o movimento que envolve a unificação de Taiwan

30 jan, 2023

O que está em jogo sobre a possível criação de uma moeda comum para os países do Mercosul é analisado pelo economista André Sacconato no mais recente episódio do Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na conversa, Sacconato explora os desafios da viabilidade da moeda. “O euro demorou duas décadas de ajustes para ser implementado. Não foi algo que aconteceu da noite para o dia.” Este tempo, destaca ele, é necessário para que os déficits diferentes inclusos na economia na nova moeda se homogenize.

O especialista também aborda a alta de 0,55% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), em janeiro deste ano – número próximo ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Na seção internacional, destaque para os últimos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (+2,1% em 2022) e do índice de preços de gastos com consumo (+0,1% em dezembro). Na China, os bastidores do movimento que envolve a unificação de Taiwan.

Ouça o podcast.

FecomercioSP · Economix │ O saldo da visita de Lula à Argentina e os primeiros sinais da inflação em 2023