Recuo do IPCA-15 reforça expectativa de queda de juros em agosto

Confira ainda os resultados do PIB, o índice de preços de consumo e a alta na taxa de juros norte-americana pelo Fed

31 jul, 2023

Os possíveis reflexos da queda de 0,07% registrada pelo IPCA-15, em julho, são analisadas no novo episódio do Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No bate-papo, André Sacconato, consultor da Federação, explica o desempenho de diferentes setores, enfatizando que os serviços ainda são o grande foco da inflação. “O número veio abaixo das expectativas, porém reforça a chance de queda de meio ponto porcentual na taxa básica de juros pelo Copom”, destaca o especialista, que também fala da melhora da nota de crédito do Brasil pela agência de risco Fitch: de “BB-“ para “BB”, com perspectiva estável.

No campo internacional, veja os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), o índice de preços de consumo (PCE) e a alta na taxa de juros dos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed), o banco central daquele país. “Temos pouca ideia do que vai acontecer, porque o Fed mantém o posicionamento de não fazer comunicados claros. Então, os 5,5% parecem ter sido uma taxa suficiente para conter a inflação estadunidense. A tendência forte de manutenção dessa taxa deve permanecer por duas ou três reuniões”, afirma o economista.

Ouça o podcast a seguir.

FecomercioSP · Economix │ Recuo do IPCA-15 reforça expectativa de queda de juros