Raízs: empresa conecta consumidores a pequenos produtores de alimentos orgânicos

“Mercado & Perspectivas” recebe Tomás Abrahão, CEO da empresa, para falar sobre a transformação do ramo alimentício no País

05 jan, 2023

Em novo episódio, o podcast Mercado & Perspectivas recebe Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs, plataforma fundada em 2016 que conecta produtores de alimentos orgânicos e consumidores finais – que recebem cestas semanais de acordo com suas restrições e preferências. Na entrevista, Abrahão fala sobre o uso de dados na redução do desperdício e o mercado de orgânicos no Brasil e no mundo, além de desafios e tendências.

A empresa surgiu com o objetivo de corrigir falhas na cadeia de alimentos. “Hoje, o pequeno produtor não é valorizado e há muito desperdício, cerca de 33% [do que é produzido], em média. São coisas que queremos reduzir drasticamente”, pondera Abrahão.

O CEO conta que, atualmente, em torno de mil produtores integram a plataforma, utilizada por mais de 70 mil consumidores. O crescimento, segundo ele, se explica a partir do novo olhar que as pessoas passaram a ter quanto a uma alimentação saudável, em especial nos últimos dois anos, durante a pandemia.

No entanto, apesar da força e de todo o potencial do mercado de orgânicos, Abrahão enfatiza que o consumidor está sempre atento à eficiência, sendo este um diferencial importante. “A cadeia do alimento fresco não é fácil de lidar, é a mais difícil do varejo alimentar. Então, o negócio precisa fazer com tecnologia e eficiência, algo que não se constrói da noite para o dia.”

Ouça o podcast.

FecomercioSP · Raízs: conectando consumidores e pequenos produtores