Quais os impactos de uma possível mudança na tributação de lucros e dividendos?

Especialistas explicam o modelo atual e as consequências caso a tributação de dividendos volte; ouça

20 jun, 2022

A possível alteração no regime de tributação de lucros e dividendos das empresas, com sensível aumento da carga tributária, é tema de novo episódio do podcast da FecomercioSP, com Everardo Maciel, consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, e Sarina Manata, assessora jurídica da Federação.

Na conversa, Maciel explica que o País fez, em 1996, a escolha de tributar apenas os lucros, proporcionando benefícios para a máquina pública e para o contribuinte. “Praticamente não existe mais litígio, e, até 2021, não houve a redução em reais na arrecadação no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sequer em um período de apuração. Além disso, os contribuintes não têm queixas sobre essa tributação”, diz.

Veja também:
Especialista ensina a escolher o melhor regime tributário para sua empresa

Diante disso, na análise de Sarina, uma mudança no sentido de tributar os dividendos em 10% elevaria a carga tributária. “O efeito seria desastroso, porque já lidamos com alta carga tributária. Reduzir o porcentual pago de tributos na pessoa jurídica – de 34% para 30% – e passar a tributar a pessoa física, ou seja, os sócios, vai gerar aumento nos impostos de qualquer forma”, ressalta.

Ouça o podcast:

FecomercioSP · Tributação de Lucros e Dividendos e seus impactos