Queda na prévia do PIB mostra desaceleração da economia

André Sacconato ainda comenta redução constante do indicador industrial e aponta os próximos passos

25 abr, 2023

A queda de 0,04% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), em janeiro, é analisada pelo economista André Sacconato no mais recente episódio do Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice mensal do Banco Central (Bacen) serve para decisões de política monetária, porque é publicado antes dos dados do Produto Interno Bruto (PIB), que sai em maio com dados do primeiro trimestre. “Apesar de o resultado ser melhor que o previsto, ele mostra claramente desaceleração, conforme falado em outras gravações do Economix”, explica Sacconato.

O especialista ainda ressalta a redução de 0,2% na Produção Industrial de fevereiro, na margem, o que mostra para além de uma desaceleração, mas a continuação de uma queda constante da indústria. A entrevista ainda aborda as expectativas envolvidas na entrega do projeto do arcabouço fiscal para o Congresso.

No segundo bloco, que apresenta o cenário internacional, destaque para o crescimento de 4,5% do PIB chinês no primeiro trimestre de 2023. “Embora o resultado tenha sido positivo, existem ressalvas”, alerta o economista.

Ouça o podcast a seguir.

FecomercioSP · Economix │ Quedas no IBC-Br e no Índice de Produção Industrial