Brasil: Baixa produtividade e desafio fiscal estão entre os desafios para 2023

Edição especial do podcast do CEEP analisa cenário econômico do País para o próximo ano

31 out, 2022

Os principais desafios da economia para 2023 passam pela baixa produtividade e pelo desafio fiscal. A discussão foi feita na edição especial do podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A publicação, divulgada nesta quarta-feira (26), contou com o convidado Maílson de Nóbrega, economista e ex-Ministro da Fazenda.

“É preciso ter capacidade de mobilizar a sociedade em torno de temas e reformas. Esse é o dilema da economia brasileira que terá de ser enfrentado, como de gastos obrigatórios [os que o governo deve fazer por determinação constitucional ou legal]. Caso contrário, caminharemos para a insolvência”, afirmou Nóbrega.

De forma geral, o ex-Ministro da Fazenda ainda lembra do aumento geral dos preços, resultado dos choques causados pela pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia, e de como isto pode impactar o País nos próximos meses. “A inflação está alta e tudo sinaliza para uma continuidade da mediocridade da economia brasileira mesmo que ela diminua”, comentou o ex-Ministro da Fazenda.

A gravação conta ainda com as contribuições de André Sacconato, Antonio Lanzana e Paulo Delgado, integrante e copresidentes do CEEP, respectivamente. O grupo ainda analisou problemas estruturais que se arrastam há décadas e os reflexos do cenário externo no Brasil.

Ouça o podcast.

FecomercioSP · Brasil precisa enfrentar dilemas estruturais para crescer | CEEP Especial com Maílson da Nóbrega