Brasil aponta menor taxa de desemprego e queda na abertura dos MEIs

Confira também, no “Economix”, dados dos Estados Unidos, da Zona do Euro e da China

20 jan, 2023


Os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua sobre a taxa de desemprego de 8,1% em novembro, a menor desde 2015, são analisados por André Sacconato, no mais novo episódio do Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Ainda sobre os indicadores econômicos nacionais mais recentes, Sacconato destaca o decréscimo de 7% na abertura dos pequenos negócios (Microempreendedores Individuais – MEIs), em 2022. “Apesar da queda, esta é uma informação positiva se relacionada à queda no desemprego”, afirma.

No campo internacional, dados dos Estados Unidos: o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 0,5%, em dezembro, mas cresceu 6,2%, na comparação anual. Além disso, as vendas no varejo registraram a maior queda em 12 meses (-1,1%, em dezembro). Sacconato ainda comenta o Índice de preços ao consumidor (CPI) da Zona do Euro, que desacelerou para 9,2% em dezembro, e a produção industrial da China.

FecomercioSP · Economix|O que a menor taxa de desemprego desde 2015 e a queda na abertura de MEIs