O que significa a guinada à esquerda da política econômica na América Latina?

“Economix” também analisa a situação das contas públicas do País, além dos impactos da alta de juros nos Estados Unidos

24 jun, 2022

As vitórias de Gustavo Petro, neste mês, e Gabriel Boric, em dezembro do ano passado, para as presidências da Colômbia e do Chile, respectivamente, indicam que a política econômica na América Latina pode estar dando uma guinada à esquerda. No entanto, o que isso significa em termos práticos?

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (24) destaca os desafios dos governos latino-americanos no que diz respeito a prover melhores condições de vida e realizar reformas capazes de potencializar a economia da região, uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19 nos últimos dois anos.

Além disso, o programa analisa a situação das contas públicas do Estado brasileiro, que deve registrar déficit primário (quando os gastos públicos superam a arrecadação tributária, sem levar em conta o pagamento dos juros da dívida pública) pelo nono ano consecutivo, e os impactos da alta dos juros na economia dos Estados Unidos – segundo o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, o país pode entrar em recessão como consequência do combate à inflação.

Ouça o podcast:

FecomercioSP · Economix | O Brasil e a guinada à esquerda na América Latina