A agenda ESG leva a importância das questões ambientais, sociais e de governança para a gestão empresarial, mantendo-se no centro das discussões no mundo dos negócios.
Investidores estão buscam fundos e investimentos que tenham menos impacto negativo para o planeta e para as pessoas.
Deixar um legado e gerar implicações positivas se tornou prioridade para as marcas nos últimos anos.
Os princípios (Ambiental, Social e de Governança) estão cada vez mais presentes nas estratégias de business e de marketing.
Até porque os consumidores têm muito claro que não é papel das empresas resolver todos os problemas do planeta.
Contudo, ser um agente ativo nestas mudanças é, sem dúvida, um comportamento valorizado pelo público.
Bem-vindo. Bem-vinda.
Com isso, pensando em todos os impactos e desdobramentos dos princípios, criamos o ESG FecomercioSP, que reúne nossos esforços para promover as práticas e a sua adesão a partir de:
– produção de conteúdos orientativos;
– atividades do comitê ESG;
– participação no Fórum BandNews FM: ESG no Varejo;
– realização de encontros abordando discussões pontuais.
Nosso Comitê ESG trabalha com foco na prática e na ampliação dos conceitos.
Reunimos especialistas e empresários, com o objetivo de propagar e incorporar a agenda ESG no desenvolvimento sustentável empresarial, produzindo conhecimento, definindo métricas e, principalmente, divulgando boas práticas para negócios de todos os portes.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (traduzida como Ambiental, Social e de Governança).
O termo foi cunhado em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, em resposta a uma provocação do então secretário-geral da ONU à época, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras.
Como você pode ver, o conceito, que está circulando há algum tempo, envolve players relevantes no cenário econômico mundial.
Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, no mercado interno ou no exterior.
E, no mundo atual, é a indicação de solidez, melhor reputação e maior resiliência em meio a incertezas e vulnerabilidades.
Segundo o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, atualmente, as informações ESG são essenciais para a tomada de decisões dos investidores.
Isso mesmo!
Mesmo que você…
… Ainda não tenha uma noção exata do que as práticas envolvem.
… Enfrente problemas e questões mais urgentes no seu dia a dia.
… Acredite que os princípios ainda não afetam diretamente os seus negócios.
… Ou sinta falta de um direcionamento sobre o que deve ser feito.
As três letras – sinônimo de desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo – vieram para ficar e, mesmo que pareçam distantes, têm se tornado cada vez mais consolidadas.
Os consumidores querem mais informações sobre o que estão adquirindo.
Buscam posicionamento e reputação das marcas, o que, muitas vezes, envolve o acesso a informações mais detalhadas de como as empresas se relacionam com o meio ambiente, lidam com as demandas sociais e garantem uma administração responsável.
Posicionar sua marca e gerar valor com base em temáticas ESG aumenta a intenção de compra e a conexão emocional com o consumidor.
Walk the Talk!
O consumidor brasileiro está de olho nas empresas.
Na prática,
1 a cada 5 brasileiros
já ouviu falar
da sigla ESG.
No entanto…
4 em cada 5 declaram
como a atuação de empresas e marcas
é importante em ações relacionadas
ao meio ambiente, ao panorama social
e à governança.
Ele acredita que as marcas devem…
… Ser transparentes a respeito do impacto de suas ações nos canais de comunicação.
… Apoiar ONGs e movimentos que atuem em temas relevantes.
… Desenvolver campanhas de mídia que gerem conscientização e renda para projetos e fundos de assistência social.
NO ENTANTO, MUITO CUIDADO!
O que vale é transparência: as pessoas querem garantias de que as marcas ajam de acordo com o que falam.
Conversamos e trocamos ideias com profissionais de referência quando o assunto é ESG e compartilhamos aqui alguns dos seus pensamentos e insights.
“Na Europa e nos Estados Unidos, principalmente na Europa, este tema está muito mais avançado, mas o Brasil está tendo um progresso na discussão e um engajamento, no último um ano e meio, fenomenal. E é um processo que não tem mais volta.”
Luiz Maia, coordenador do Comitê ESG da FecomercioSP, vice-presidente do Conselho de Ética da Anbima e mentor da Endeavor Brasil
“O empresário vai conseguir investimento externo de um jeito mais fácil de se organizar e tornar transparentes os dados que envolvem a temática, porque isso também tem sido uma cobrança do mercado financeiro. Isso se tornou importante para o investidor, porque ele sabe que investir em ESG reduz os riscos e garante mais longevidade aos negócios.”,
Valéria Café, diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e integrante do Comitê ESG da FecomercioSP
“Vivemos, nos últimos dois anos, uma onda ESG aos sobressaltos. Parece que vai, parece que não vai… Esperamos que o movimento atual seja perene.”
Carlos Almiro, head de Sustentabilidade e Gestão de Riscos da BRK Ambiental
“Inovação não é apenas tecnológica, é ‘fazer diferente’, pois não dá para sempre ter bons resultados se fizermos as coisas sempre da mesma forma. Inovar é reconhecer uma maneira nova de trazer resultados melhores e alavancadores.”
Sofia Trombetta, diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar da ArcelorMittal
“Quando trazemos a discussão de direitos humanos para absolutamente todos os setores da sociedade, começamos a pactuar quais são os nossos pontos de partida, que independem das nossas inclinações partidárias, ideológicas e religiosas. São pontos de partida absolutamente comuns a todos nós. Assim, conseguimos propor avanços, melhorias e ajustes considerando a nossa perspectiva de mundo e a nossa afinidade com tal partido ou ideologia.”,
Gabriele Garcia, cofundadora e presidente do Instituto Think Twice Brasil
O ESG está acontecendo agora! Para gerar e propagar conteúdo que acompanhe, de maneira dinâmica, e informe sobre o que realmente importa, disponibilizamos entrevistas e debates em nossos podcasts e no Canal UM Brasil.
Aqui mesmo, você pode conferir alguns deles.
Aproximadamente 95% das empresas consultadas acreditam que suas atividades não exercem efeitos negativos nas mudanças do clima, no uso do solo, na escassez de recursos naturais e de água e na poluição da água e do ar.
32% acompanham o consumo de energia
91% indicaram que a iluminação do estabelecimento é composta por lâmpadas de LED
26% monitoram o consumo de água
10% têm metas de reduzir o mesmo consumo
Apenas 3% contam com sistema de gestão ambiental
39% afirmam que não causam nenhum impacto social na qualidade de vida dos funcionários
60% dizem que o impacto gerado é positivo
43% declaram que o impacto de suas ações sociais na vizinhança é positivo
18% têm acordo de sócios com estrutura societária
71% mantêm trabalhadores formalizados (CLT ou contrato de trabalho)
51% promovem a equidade de tratamento entre todas as pessoas
45% adotam medidas para impedir e reparar situações de assédio ou violações a direitos humanos
E enquanto 46% consideram o fator “social” como o mais relevante do ESG, 27% apontam os aspectos ambiental e governança como os mais importantes
Atenção: a constatação mais significativa desta pesquisa afeta você de forma direta!
A partir dos dados coletados, definimos 37 práticas que podem ser adotadas agora, na sua empresa.
Isso mesmo, após a pesquisa, nossos especialistas abraçaram um novo desafio: simplificar e esclarecer, de maneira prática, o que o(a) pequeno(a) empresário(a) deve fazer.
Sim, algumas ações de ESG podem ser bem menos complicadas do que imagina.
Tanto que reunimos todas estes dados em um checklist inédito e exclusivo, o ESG nas pequenas empresas, com 37 práticas de baixo custo que podem ser adotadas agora na seu negócio sem complicações.
Clique no botão a seguir.
Sim, eu quero conferir o checklist agora mesmo!
Pense bem…
Não estamos falando de produtos e serviços.
É compromisso e legado.
O consumidor e o investidor valorizam empresas que adotem a agenda ESG.
Muitas das práticas são viáveis e mais simples do que muita gente pensa.
Aqui, agora mesmo, você tem um conteúdo prático para entender melhor e iniciar os seus trabalhos.
Além de conteúdos e serviços que podem orientar o seu caminho.
O que você está esperando?
Sim, eu quero ser um empresário ESG!
ESG FecomercioSP. Para quem faz de propósito
Ao se cadastrar, você desbloqueia um mundo de informações valiosas e soluções feitas sob medida para suas necessidades. Não deixe passar essa oportunidade, cadastre-se agora!
Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo para conferir este conteúdo e aproveitar diversos benefícios.
Você tem acesso a alguns conteúdos da nossa plataforma de forma gratuita, mas pode aproveitar se tornando um membro associado.
Conte com a expertise da FecomercioSP, além de acesso ilimitado a conteúdos de orientação, descontos exclusivos em produtos e serviços, consultoria personalizada e muito mais.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Acesso limitado aos conteúdos do Fecomercio Lab.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Antes de mais nada, queremos saber como podemos chamá-lo(a) e qual o seu e-mail para contato.
Agora, só precisamos do seu CNPJ, que escolha a sua senha e já podemos começar!
Você já pode aproveitar todas as vantagens do Fecomercio LAB.
Identificamos que já existe uma associação para este CNPJ. O e-mail cadastrado para este CNPJ é a*******@tes***.com.
Ocorreu um erro ao tentar realizar o seu cadastro..