IPCA pode influenciar em novas quedas dos juros

No cenário internacional, destaque para os últimos dados dos índices de preços ao consumidor norte-americano e chinês

16 ago, 2023

As expectativas a curto prazo para o comércio e a forma como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode refletir em novas quedas na taxa básica de juros, a Selic, são analisadas pelo economista André Sacconato no mais novo episódio do Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No programa, Sacconato ainda avalia o resultado mais recente do indicador e comenta as altas no volume de vendas no comércio e nos serviços, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O comércio ainda mostra efeitos da retração monetária, com juros alto por muito tempo, e na dificuldade de crédito. No momento, o endividamento faz com que as pessoas comprem menos, o que vai refletir no consumo nos próximos meses deste ano. O anúncio de redução da Selic deve ser sentido pelo mercado apenas no segundo semestre de 2024”, afirma o economista.

No cenário internacional, destaque para os últimos dados dos índices de preços ao consumidor (CPI) norte-americano e chinês, além da queda nos indicadores de exportações e importações do gigante asiático.

Ouça o podcast a seguir.

FecomercioSP · Economix │ IPCA sobe 0,12% e pode influenciar queda maior dos juros