Elevação do IPCA-15 altera perspectiva de baixa dos juros; entenda!

Indicador sobe, porém abaixo do esperado

30 maio, 2023

A elevação de 0,51% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) impacta o futuro da taxa de juros, como explica o economista André Sacconato no novo episódio do Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Este número veio alto (porém abaixo do esperado), muito pela pressão dos alimentos e pelo aumento nos preços dos segmentos de saúde e cuidados pessoais (que foi algo pontual). Além disso, a redução nos combustíveis ainda não foi contabilizada. Assim, com o arcabouço fiscal, volta a perspectiva de o Banco Central (Bacen) baixar os juros em agostou ou setembro”, disse Sacconato.

Também em debate os últimos resultados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) — o índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos —, que subiu 0,4%, e o possível calote da dívida estadunidense, com destaque para os efeitos na economia brasileira.

“O índice norte-americano gerou mais pressão para o Federal Reserve (FED) em um cenário com elevação da inflação e crise bancária menos latente. A expectativa é de que haja aumento dos juros nos Estados Unidos, e isso pode ser positivo para o Brasil em razão de um possível câmbio comportado”, detalha o Sacconato.

Ouça o podcast a seguir.

FecomercioSP · Economix │ IPCA-15 sobe 0,51% e altera perspectiva dos juros