Comércio e serviços titubeiam com inflação, juros e desemprego elevados

“Economix” também destaca a pressão inflacionária nos Estados Unidos, cuja taxa atingiu novo recorde em março

14 abr, 2022

O comércio varejista, após alta de 2,1% em janeiro na comparação com o mês anterior, avançou 1,1% em fevereiro. O setor de serviços, do qual se esperava que servisse de esteio para a economia quando do arrefecimento da pandemia, por outro lado, amargou queda de 0,2% no segundo mês do ano, seguindo a contração de 1,8% em janeiro.

De todo modo, com a inflação, os juros e o desemprego na casa dos dois dígitos, o cenário econômico não se mostra favorável ao crescimento das vendas. Sendo assim, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta quinta-feira (14) examina as condições atuais do varejo e dos serviços, bem como as perspectivas para os setores em função da conjuntura econômica nacional.

O episódio, além disso, destaca a pressão inflacionária na economia dos Estados Unidos. Em março, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 8,5%, recorde dos últimos 40 anos. Ao mesmo tempo, na China, o índice de preços ao consumidor aponta, no mesmo período de comparação, avanço modesto de 1,5%. Contudo, a taxa ao produtor mostra uma inflação superior a 8%.

Entenda tudo em nosso podcast. Ouça no player abaixo:

FecomercioSP · Economix | Comércio e serviços titubeiam no Brasil de 2022