Cenário atual no Brasil e no mundo: País empobrece em meio a discurso radical de candidatos à presidência; Estados Unidos podem elevar juros

Confira os principais pontos analisados no 22º podcast do CEEP

04 maio, 2022

A surpreendente inflação negativa, o discurso radical dos dois principais candidatos à Presidência da República nas próximas eleições e a possibilidade de o Federal Reserve (FED) aumentar as taxas básicas de juros da economia norte-americana estão entre os principais pontos analisados no 22º podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

Na gravação, o economista e copresidente do conselho, Antonio Lampana, comenta a disparada dos preços e o comportamento do consumidor médio, que assiste à corrosão da capacidade de compra, além da lenta recuperação dos setores econômicos.

Na seção política, o também copresidente do conselho, Paulo Delgado, fala da tentativa do “centro democrático” de se colocar como “a única via” entre os dois polos mais bem colocados nas intenções de voto para a presidência. Delgado ainda analisa a tensão entre o Executivo e o Supremo Tribunal Federal (STF) e os resultados das eleições na França.

No último bloco, o economista André Sacconato explica como a alta de juros nos Estados Unidos pode afetar, ainda mais, a economia brasileira, bem como destaca os riscos de estagflação (cenário marcado pela situação simultânea de estagnação econômica, ou até recessão, e altas taxas de inflação) na Europa e de inflação na China.

Ouça o podcast.

FecomercioSP · Brasil empobrece; a nova coalizão do “centro democrático"; e mais juros nos EUA