Brasil terá mais altas de juros ou mais empregos em 2022?

“Economix” também destaca a produção industrial nacional, além de indicadores das economias dos Estados Unidos e da China

05 ago, 2022

Como esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen), elevou, mais uma vez, a taxa Selic em 0,5 ponto porcentual (p.p.). Com isso, após 12 altas consecutivas, os juros básicos da economia brasileira – que estavam em 2% ao ano (a.a.) em março de 2021 – subiram para 13,75% a.a.

O ciclo de alta de juros chegou ao fim? De acordo com o comunicado do colegiado, não exatamente. No entanto, o Copom deixou uma mensagem dúbia em relação à continuidade do processo de aperto monetário.

Ao mesmo tempo, a economia brasileira tem uma notícia positiva: a taxa de desemprego segue em sentido inverso ao dos juros.

O nível de desocupação caiu para 9,3% no segundo trimestre, o menor patamar para o período desde 2015, ao passo que a população ocupada atingiu o maior contingente da série histórica (98,3 milhões de pessoas).

Além dos rumos da Selic e do mercado de trabalho, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (5) destaca a contração da produção industrial do País no primeiro semestre (-2,2%).

O episódio também analisa indicadores que apontam para uma reação da economia dos Estados Unidos, após duas quedas trimestrais consecutivas do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a atividade na China segue titubeante.

Ouça o podcast:

FecomercioSP · Economix | Mais juros ou mais empregos pela frente?