Bacen mantém preocupação com a inflação mesmo com a economia mais aquecida

A economia brasileira continua surpreendendo, como aponta o recém resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), analisados no Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). “Porém, o índice que mede a atividade […]

19 jun, 2023

A economia brasileira continua surpreendendo, como aponta o recém resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), analisados no Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Porém, o índice que mede a atividade econômica e é próximo do Produto Interno Bruto (PIB), praticamente, descarta queda de juros em junho. Isso porque o número mostrar que a economia, apesar de aquecida, exige contínua preocupação do Bacen com a inflação”, explicou o economista André Sacconato.

O especialista ainda comentou os números mais recentes de vendas do varejo e volume de serviços, divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A queda em serviços foi causada, basicamente, por transportes, principalmente o aéreo. Entretanto, os serviços da família continuam em elevação e são eles que impactam fortemente na inflação porque mostram o aumento da demanda. No comércio há desaquecimento e contribuição negativa para a inflação”, explicou.

No campo internacional, Sacconato observou o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e Índice de Preços ao Produtor (PPI) nos Estados Unidos, além da última reunião do Federal Reserve (Fed), que optou pela manutenção da taxa de juros. E uma leitura sobre as vendas no varejo e produção industrial na China.

Ouça o podcast a seguir.

FecomercioSP · Economix │ O que revelam os últimos dados do Índice de Atividade?