Contador, parceiro do sucesso empresarial

Tome Nota entrevista Márcia Ruiz Alcazar, sócia da Seteco Contabilidade e Asplan Tecnologia

06 jul, 2023

Ainda existem muitas pessoas que desconhecem a importância do trabalho da contabilidade para o sucesso de uma empresa. Além de ser um importante aliado no cumprimento das obrigações contábeis, tributárias, trabalhistas e societárias, o contador moderno tem acesso a infinitas informações das empresas, as quais auxiliam os gestores na tomada de decisões estratégicas, alavancando os negócios. Do mesmo modo, a inserção de boas práticas, como a cultura ESG e outras políticas que promovam a diversidade no ambiente corporativo, podem passar pelas mãos dos profissionais contábeis.

Para falar sobre as principais vantagens de contar com um profissional contábil no dia a dia das empresas, o Tome Nota entrevista Márcia Ruiz Alcazar, sócia da Seteco Contabilidade e Asplan Tecnologia, que destaca que o trabalho de um contador vai muito além de atender ao Fisco.

O trabalho da contabilidade em uma empresa se limita ao cumprimento das obrigações tributárias com o Fisco?

O trabalho da contabilidade em uma empresa está longe de se limitar ao cumprimento das obrigações tributárias com o Fisco, embora esta seja uma parte importante do papel do contador. O contador e a contabilidade são peças fundamentais nas estratégias de sustentabilidades econômica e financeira e de crescimento de uma empresa.

Um contador com visão e participação realmente estratégica atua para mitigar riscos e identificar oportunidades, potencializar os ativos da empresa e colaborar em todos os projetos, visando sempre às eficiências fiscal e tributária, gerando resultados para o negócio.

Qual é a importância do auxílio de um contador na abertura da empresa?

Da mesma maneira que é fundamental no dia a dia e estratégia de uma empresa estabelecida, o profissional contábil vai ajudar você, que está na batalha de empreender.

Essa parceria deve começar já na elaboração do plano de negócios para entender suas sustentabilidades econômica e financeira. Depois, o contador é importante na definição das estruturas jurídica e societária mais adequada — ele ajudará na visão de longo prazo, inclusive na relação entre sócios —, bem como na estratégia tributária, otimizando a carga fiscal do empreendimento.

Por fim, cuidará do registro nos órgãos competentes no cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas, enquanto o empreendedor se dedica ao fundamental, que é fazer nascer a sua empresa.

Qual é o papel do contador na rotina de uma empresa e como o seu trabalho impacta os negócios?

O papel do contador na rotina de uma empresa é cuidar das estratégias e da pontualidade no envio de obrigações fiscais e relacionadas à rotina de departamento pessoal, além de buscar melhorias essenciais para garantir a evolução saudável e sustentável do negócio.

O trabalho do profissional contábil envolve o registro e o controle das operações financeiras, a elaboração de demonstrativos, a análise de indicadores financeiros, o auxílio na elaboração do orçamento, a gestão do fluxo de caixa, o apoio na tomada de decisões financeiras estratégicas, entre outras atividades.

Além do mais, o seu trabalho impacta os negócios ao fornecer informações precisas e atualizadas sobre a saúde financeira da empresa, o que auxilia na gestão eficiente e no planejamento adequado. Dentre as tantas vantagens de se ter um contador como parceiro do negócio, está o cumprimento de obrigações legais e prevenção de fraudes. E, de novo, isso permite a empresários e equipes dedicação total ao negócio em si.

O contador pode ser um importante parceiro para a introdução de boas práticas fiscais e trabalhistas?

Sem dúvida! A maioria dos modelos de negócios exige a presença de um contador, pois há uma série de leis e normas a serem seguidas que requerem conhecimentos específicos e atualização constante. Além disso, o contador pode fornecer orientações acerca de benefícios fiscais, planejamento tributário e conformidade com a legislação trabalhista.

Na área de Processos Trabalhistas, o contador desempenha um papel fundamental, auxiliando na conformidade com as leis e na prevenção de problemas. Por exemplo, uma contabilidade eficiente garante o cumprimento de normas e obrigações na folha de pagamento, nos registros e controles trabalhistas, no cumprimento da legislação, no controle de ponto e horas trabalhadas, no acompanhamento de processos laborais e na regularização de pendências relacionadas.

Uma equipe de contabilidade eficiente é capaz de facilitar a vida de empresários e dos RHs, tirando um volume significativo de trabalho das suas mãos e permitindo que o tempo seja dedicado para outras atividades na empresa.

Muitos negócios buscam ingressar na cultura ESG e em outras práticas sustentáveis, como a Logística Reversa (LR). O contador pode ser a porta de entrada para a compreensão dessas medidas?

O contador pode ser uma porta de entrada para a compreensão de filosofias como a cultura ESG (Ambiental, Social e de Governança) e práticas sustentáveis. Além disso, o profissional de contabilidade pode fornecer informações relevantes sobre questões financeiras e contábeis relacionadas a essas práticas, como a mensuração de impactos ambientais, a divulgação de informações sociais e a governança corporativa.

Um dos pilares do ESG é a transparência e a visibilidade dos processos de governança, e o contador é o profissional habilitado para isso!

É comum que muitas pessoas queiram economizar e tentam fazer elas mesmas o cumprimento das obrigações, como o IR, e, depois, precisam recorrer ao contador para contornar a situação. Na contabilidade, o barato quase sempre sai caro?

Sim, é comum tentar resolver sozinho, mas, como a própria pergunta afirma, o barato sai caro. As faltas de conhecimento e experiência nessa área podem levar a erros, omissões ou até mesmo problemas legais — e isso que pode travar financiamentos e crédito, gerar multas, entre outros problemas.

Nessas situações, é necessário recorrer a um contador para corrigir as questões e, muitas vezes, a um apoio jurídico se o assunto chega à esfera judicial. Então, corrigir sempre é mais caro do que prevenir.

Em quais situações o contador pode ajudar o empresário a “ganhar dinheiro”?

O contador pode ajudar o empresário por meio de diversas atividades, como a identificação de oportunidades de benefícios fiscais, a análise de custos e despesas para determinar possíveis economias, a recuperação de créditos tributários, o enquadramento fiscal e o planejamento tributário adequados, a análise de viabilidade de investimentos, entre outros. Por exemplo, a transferência de estoque de uma indústria para outro Estado gera grande economia. São oportunidades que nem de longe passam pelo radar do empresário ou do empreendedor.

O que faz um contador em uma pequena empresa?

Ele geralmente desempenha diversas funções, como registro e controle das transações financeiras, elaboração dos demonstrativos contábeis, processamento da folha de pagamento, cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas, apoio na gestão financeira, entre outras atividades. Mas se me perguntam qual é o principal papel de um contador em uma empresa pequena, afirmo que é colaborar na sobrevivência e no crescimento do negócio em um ambiente fiscal e tributário complicado como o nosso.

Além do mais, o profissional ajuda no diálogo com o Fisco, uma vez que todo esse dia a dia, oneroso e complexo para o ambiente de negócios, pode ser simplificado com a assessoria qualificada de um contador habilitado. Para contratar um contador, certifique-se antes de que ele e a equipe tenha os registros ativos no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e solicite que apresente a certidão de desenvolvimento profissional do último ano. Contador atualizado é um contador diferenciado no mercado.

*Dra Márcia Ruiz Alcazar, sócia da Seteco Contabilidade e Asplan Tecnologia. Contadora com MBA em Gestão Executiva Internacional pela FIA, atua no segmento há 30 anos. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), gestão 2018-2019, esta como conselheira no Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon) e no Conselho Superior da Micro e Pequena e Média Indústria – Fiesp (Compi). Preside atualmente o conselho fiscal da Professional Women Networking SP (PWN-SP) e participa ativamente de comissões técnicas no Conselho Federal de Contabilidade e na Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

CRÉDITO FOTO

Alexandre DiPaula