Solução de Conflitos – FecomercioLAB

Solução de Conflitos

5.00
é a nota deste artigo

Ações judiciais podem surgir a qualquer momento. Se o Judiciário está sobrecarregado e você precisa de respostas rápidas, os métodos alternativos de solução de conflitos, como arbitragem, mediação e conciliação, podem ser a melhor saída para sua empresa.

 

INFELIZMENTE, AÇÕES JUDICIAIS FAZEM PARTE DA VIDA DO EMPREENDEDOR.

E elas podem envolver fornecedores, sócios, clientes, concorrentes, empregados…

Não importa. Você vai ter que resolver a questão da melhor maneira possível para evitar prejuízos.

E na hora de ir para a Justiça, você encontra um problema que afeta milhões de brasileiros (literalmente!): a demora para julgar a sua causa.

Segundo números recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), temos em torno de 80,1 milhões de processos pendentes de julgamento definitivo.

E olha que a produtividade do Poder Judiciário não é baixa: são cerca de 18.168 magistrados julgando em torno de 30 milhões de ações ao ano.

Para você ter uma ideia, se não houvesse a entrada de novas demandas, e a produtividade dos magistrados e dos servidores fosse mantida, seriam necessários aproximadamente 2 anos e 7 meses de trabalho para zerar esse número.

É UM CENÁRIO ASSUSTADOR!

Mesmo sem fazer contas, você já sabe que o seu litígio não vai ter uma solução rápida.

E se pensarmos como a demora afeta os seus negócios, a situação é ainda mais grave: você realmente não pode se dar ao luxo de ficar esperando indefinidamente.

Mas…

Se as ações judiciais podem surgir a qualquer momento, o Judiciário está sobrecarregado e você precisa de respostas rápidas, o que pode ser feito?

Bem, existem os métodos alternativos de solução de conflitos, como a arbitragem, a mediação e a conciliação.

São ferramentas mais ágeis e menos burocráticas que têm validade jurídica e garantem um tempo reduzido em comparação aos processos analisados pelo Judiciário.

É claro que você precisa de um serviço especializado, competente, qualificado e confiável. Afinal, estamos falando de questões e decisões jurídicas que impactam diretamente a sua vida.

E é justamente aí que entra a Solução de Conflitos da FecomercioSP: para atender as suas demandas e suas expectativas, com sigilo, expertise, segurança e tranquilidade.

Em primeiro lugar, estamos falando de serviços oferecidos por uma Federação que atua pelo empreendedorismo em várias frentes há mais de 80 anos.

E o mais importante: não vivemos de história, nem ficamos parados no tempo.

Nossa equipe está envolvida em importantes conquistas jurídicas recentes, como a Reforma Trabalhista e a Simplificação do eSocial.

Não só isso! Além da mobilização política, fornecemos estudos para o Governo e desenvolvemos conteúdos que orientam milhares de empreendedores associados.

Também criamos o Balanço Livre, um recurso jurídico que garante às empresas associadas a dispensa da publicação de seus demonstrativos financeiros no Diário Oficial e em jornais de grande circulação.

Recentemente, elaboramos e enviamos 12 propostas de Simplificação Tributária para o Governo.

Pensando em nossa habilidade para conduzir uma negociação (que tem tudo a ver com os serviços de mediação de conflitos), realizamos mais de 30 negociações de trabalho anuais com diversas categorias e profissionais, que resultam nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).

E é a equipe responsável por tudo isso que está à frente da nossa Solução de Conflitos.

Aliás, apenas para explicar melhor o que é cada uma das ferramentas que oferecemos…

A mediação

Envolve um mediador que não tem poder decisório, mas busca entender o problema sem propor diretamente uma solução.

Então, se a sua questão é complexa, você busca um facilitador e quer ter a liberdade para acatar ou não um acordo, a mediação pode ser a ferramenta ideal. Pois o terceiro vai trabalhar na condução de uma solução que atenda seu interesse e suas necessidades, sem proferir uma sentença.

A conciliação

É um método utilizado em conflitos mais simples.

O conciliador ouve todos os envolvidos e tenta conduzir a um acordo que beneficie ambas as partes, fazendo sugestões, apontando direcionamentos e atuando numa posição mais ativa, sem perder a neutralidade.

O conciliador orienta e auxilia você e a outra parte, com neutralidade,  imparcialidade e agilidade, para conflitos simples ou restritos.

A arbitragem

Você e a outra parte elegem a Câmera de Arbitragem da FecomercioSP e escolhem um ou mais árbitros da nossa equipe para analisar o caso e tomar uma decisão final para definir a questão, a partir de princípios como informalidade, sigilo, simplicidade, economia, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.

A sentença tem a mesma força de um título executivo judicial, de maneira imparcial e confidencial.

Um detalhe importante é que os profissionais envolvidos em cada um dos serviços também são referência de mercado.

Para você ter uma ideia, nossa Câmara de Arbitragem tem dez anos de experiência e reúne parceiros como o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e a Câmara de Arbitragem Internacional de Paris (CAIP) – uma das mais conceituadas do mundo.

Atualmente, ela é presidida por um dos juristas mais respeitados do País, o Dr. Ives Gandra da Silva Martins, que também é presidente do nosso Conselho Superior de Direito.

E é com um corpo técnico conceituado, juristas que são referência nacional, experiência em negociação e entendimento das dores que afligem o empresário que oferecemos a mediação, a conciliação e a arbitragem.

E mais, também contamos com uma ferramenta de simulação para você ter uma estimativa do custo total dos nossos serviços.

Por isso, pode ficar tranquilo, com a Solução de Conflitos da FecomercioSP, sua causa está em boas mãos.

Para mais informações entre em contato pelo email: negocios@fecomercio.com.br ou pelo telefone (11) 3254-1700

Quer conhecer todos os benefícios de ser um associado? Acesse.