O consumidor está cada vez mais buscando empresas que se preocupem com a conservação da natureza e o bem-estar da sociedade. Nesse contexto, o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP reúne as empresas que se destacam na gestão socioambiental de seus negócios e zelam pelas qualidades do meio ambiente e de vida de seus colaboradores e consumidores. Assim, o conselho busca montar uma vitrine para que as empresas de qualquer porte, ao início nessa jornada, possam ter subsídios e comprovar que investir em adaptações da gestão de resíduos sólidos, água e energia reduz custos operacionais e atrai clientes conscientes.
Atuação/Pleitos:
- Adaptação das regras impostas ao comércio nos diversos sistemas de logística reversa de produtos pós-consumo.
- Participação de consultas públicas nos processos de acordo setorial para implementação de sistemas de logística reversa sobre questões ligadas a saneamento, água e energia.
- Análise dos projetos apresentados nas casas legislativas (federal, estadual e municipal) que impactam o comércio, enfatizando posicionamentos e propondo melhorias em prol do desenvolvimento sustentável, e da adaptação de penalidades, além de defender os princípios constitucionais da livre-iniciativa e da livre-concorrência.
- Articulação de audiências entre governo e empresas para os projetos que congregam desenvolvimento econômico sustentável.
- Discussão com empresas, sociedade civil e parlamentares sobre proibição de produtos plásticos descartáveis – como canudos, copos, pratos, talheres, sacolas, entre outros –, atuando na linha de combate ao desperdício, de forma a encontrar o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente, as boas práticas de higiene e os custos de manutenção dos negócios.
- Interlocução com organizações empresariais de fabricantes, importadores, entidades gestoras e governo para construção de sistemas de logística reversa que contemplem a responsabilidade compartilhada de cada elo da cadeia produtiva, com os menores custos e impactos operacionais para as empresas.
- Atuação em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), visando à elaboração de regras possíveis de cumprimento pelo empresário nos sistemas de logística reversa.
- No Ministério Público de São Paulo, atuação na linha de frente do comércio, esclarecendo e abrandando questões para evitar equívocos e interposição de ações civis públicas.
- Efetivação da redução gradual dos limites para a contratação de energia convencional no mercado livre de energia elétrica.
- Divulgação de práticas de uso racional da água, com participação ativa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
- Disseminação de boas práticas de eficiência energética para o setor de comércio e serviços.
- Contribuição com sugestões para o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo.
O conselho também está sempre atento à dinâmica da economia. Com a pandemia de covid-19, foram encaminhados pleitos ao Poder Público para o esclarecimento de questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos – particularmente os recicláveis e aqueles objetos de sistemas de logística reversa–, como também para amenizar os impactos financeiros das empresas, tais como:
- Autoleitura de energia elétrica.
- Postergação e parcelamento de faturas/pagamentos de contas pendentes durante o período de calamidade pública.
- Não cobrança de multas e juros relativos a essas faturas.
- Impedimento de suspensão ou corte por inadimplência.
- Faturamento pelas quantidades efetivamente consumidas, e não pelos limites mínimos contratuais (demanda contratada).
- Não aplicação das cobranças de baixo fator de potência e de reativos excedentes, provocados pelo desequilíbrio momentâneo das cargas na produção.
Grupos de Trabalho
- Eletroeletrônicos
- Energia
- Lâmpadas
- Marcas Próprias
- Pilhas e Baterias
- Redução de Descartáveis
- Resíduos de Pintura Imobiliária
Quero ser membro
Já sou um membro
* Para ser membro precisa ser um associado