Conselho de Relações Internacionais

Mobilizar-se pela padronização,​ em​ conjunto com empresas atuantes no comércio exterior,​ ​ pela redução da burocracia nos processos brasileiros de importação e exportação.​

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O Conselho de Relações Internacionais (CRI) da FecomercioSP, coordenado por Rubens Medrano, entende que a internacionalização é um caminho obrigatório para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento econômico nacional. Por isso, busca a padronização e a desburocratização dos processos de exportação e importação, com o objetivo de facilitar e estimular a entrada de negócios no comércio internacional.

A participação do Brasil na corrente de comércio mundial ainda é tímida, flutuando em torno de 1,5% nos últimos 50 anos. Além disso, a despeito de o País ser a oitava maior economia do mundo, é o 27º no ranking de maiores exportadores e o 28º na lista de maiores importadores, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Somos uma economia aberta ao ingresso de capital estrangeiro e fechada quanto ao comércio.

Presidente
Rubens Torres Medrano: vice-presidente da FecomercioSP e do Cecomercio. Atua como conselheiro titular nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), diretor titular da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior (CBCex), também da CNC. É presidente do Conselho Arbitral da FecomercioSP, do Sincoquim e da Associquim. É ex-presidente do International Chemical Trade Association (ICTA).

Atuação/Pleitos
• Abertura comercial.
• Debate de temas de interesse do empresariado que influenciem as atividades de comércio exterior, como trâmites de exportação e importação, facilitação do comércio, questões aduaneiras e portuárias, entre outras.
• Estabelecimento do diálogo entre iniciativa privada, Poder Público e órgãos anuentes envolvidos nas operações de comércio exterior.
• Contribuições para a elaboração de políticas públicas que busquem melhorar o ambiente de negócios a exportadores e importadores, bem como estimular a internacionalização de empresas.
• Acompanhamento da agenda legislativa e manifestação de apoio ou repúdio, de acordo com os interesses dos negócios atuantes no comércio exterior.



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